POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DA LIBRAS EM CRIANÇAS SURDAS
Resumo
Este estudo é um recorte da minha tese de doutorado2
, desenvolvida no
período de 2015 a 2018, que teve como objetivo analisar as condições de
implementação das propostas educativas em vigor para crianças surdas na
educação infantil em municípios da Região Metropolitana de Vitória/ES. Para
tanto, abordaremos, neste artigo, o eixo de análise que objetivou refletir sobre
as possibilidades de práticas educativas e desenvolvimento da linguagem e da
LIBRAS3 em crianças surdas na educação infantil, a partir das perspectivas dos
profissionais de educação dos municípios investigados. Como procedimento de
coleta do material empírico foram realizadas e analisadas entrevistas
semiestruturadas com profissionais de educação de centros de educação
infantil que possuíam crianças surdas matriculadas durante a pesquisa. O
aporte teórico-metodológico que embasou essa pesquisa foi a perspectiva
histórico-cultural do desenvolvimento humano, compreendendo que o ser
humano se constitui nas relações sociais e, nesse contexto, o seu
desenvolvimento ocorre na relação com o outro, mediada pela linguagem,
sendo fundamental para a constituição do pensamento. A pesquisa aponta que
muitas são as dúvidas e tensões encontradas pelos profissionais que atendem
a essas crianças no que diz respeito a uma prática pedagógica efetivamente de
educação bilíngue. A pesquisa concluiu que, apesar dos esforços dos
profissionais e das secretarias de educação, há fragilidades nas propostas de
educação para crianças surdas na educação infantil, nos municípios
investigados, sobretudo no que tange à formação dos profissionais para o
desenvolvimento de uma prática educativa que reconheça e considere suas
especificidades e possibilite o desenvolvimento integral dessas crianças.
Palavras-chave: Crianças surdas. Educação infantil. Linguagem. LIBRAS.
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