AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO IFES: A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM FOCO
Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas e os
sentidos produzidos sobre inclusão e/ou exclusão de alunos com deficiência
intelectual no contexto acadêmico no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
Esse objetivo nasceu das experiências de estágio e das intensas discussões
em sala de aula sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual no
âmbito da educação profissional, tema que é pouco discutido e compreendido
pela sociedade. Diante dessa problemática optou-se metodologicamente pela
abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como tipo de pesquisa que nos
levou a caminhos para auxílio e aprofundamento das práticas pedagógicas da
instituição voltadas para os alunos com deficiência intelectual. Incutido ao
estudo de caso estão os instrumentos metodológicos que utilizamos para o
acúmulo de dados: questionários, observação e diário de campo. Para
estrutura e análise dos dados, utilizamos Marconi e Lakatos, tendo em vista a
perspectiva histórico cultural do desenvolvimento humano desta abordagem.
Trazemos Vigotski como autor de referência, que subsidia nossos diálogos.
Por meio dessa pesquisa buscou-se conhecer como vem acontecendo o
processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual no IFES, e
como os professores têm reagido frente à nova realidade pedagógica. Os
resultados nos apontam que o IFES está em busca de uma educação voltada para perspectiva de inclusão. Porém, observamos que há uma carência de
formação continuada voltada para essa temática e que os profissionais
necessitam de mais formação continuada para o seu desenvolvimento e
capacitação no processo de construção e aplicação de práticas pedagógicas
inclusivas voltadas para os alunos com deficiência intelectual.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas; Inclusão; Deficiência Intelectual.
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