INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES E REFLEXÕES PELO OLHAR DOS PROFESSORES
Resumo
O presente trabalho dedicou-se a pesquisar sobre o processo de inclusão
escolar, objetivando analisar como a prática docente dos professores da
Educação Profissional contribui para o processo de inclusão de alunos com
deficiência, nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em uma
Instituição Pública da Rede Federal do Espírito Santo. O processo de
investigação pautou-se na abordagem qualitativa com metodologia de estudo
do tipo etnográfico. Para obtenção dos dados utilizou-se a técnica de grupo
focal e o questionário reflexivo, com a participação de 17 professores. Os
dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo, com
enfoque teórico na perspectiva histórico-cultural nos postulados Vigotskianos.
Como ponto de análise, tomamos as percepções e reflexões dos professores
da/na educação profissional acerca do processo de inclusão escolar, das quais
emergiram duas categorias de análise: 1- a inclusão como possibilidade de
(re)pensar a escola e de romper com os desafios postos a esse processo; 2-
formação dos professores e profissionais da escola como caminho para
consolidação do processo de inclusão. Os resultados evidenciam questões que
impõem a este processo a necessidade do fortalecimento de uma política de
educação especial inclusiva na Rede Federal. Política tal, que vise a
implementação de um projeto pedagógico educacional que conjugue: ações de
formação continuada em contexto para professores e demais profissionais que
compõem o ambiente educativo, ações voltadas às práticas inclusivas de
ensino e ações promotoras de apropriação do conhecimento sobre os
princípios que embasam a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.
Palavras-chave: Inclusão de alunos com deficiência. Educação Profissional.
Percepções Docentes.
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