A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Carina Sachetto Rosa
  • Ana Carolina Fagundes Grisoste
  • Carolina Rodrigues Lopes
  • Shayane de Oliveira Muller
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Ana Flávia Teodoro de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca dos processos de aprendizagem
e desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista no processo
de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, tecendo
reflexões sobre as principais dificuldades encontradas nesse processo, e
analisa o papel da família, da escola e de todos os envolvidos. Sabe-se que
essa transição requer muita cautela, a fim de que haja equilíbrio nas mudanças
introduzidas, e que as subjetividades e o nível de desenvolvimento dos alunos
sejam considerados. Buscando elucidar esse processo, analisamos esse
processo de transição de um aluno diagnosticado com Transtorno do Espectro
Autista, matriculado no 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola do
Município de Viana-Espírito Santo. Essa análise aconteceu a partir do
desenvolvimento de um estudo de caso, utilizando, como instrumento para
produção de dados, entrevistas estruturadas com o aluno, sua mãe e seus
professores. Embasamos esse estudo na perspectiva sócio-histórica de
Vigotski e de colaboradores. Como resultados, salientamos as ações que
devem ser realizadas pela família e pela escola, a fim de que o processo de transição seja menos infamante às crianças com Transtorno do Espectro
Autista. Avultamos também que o docente, ao trabalhar com os anos iniciais do
Ensino Fundamental, deve ter um olhar atento e receptivo, com o intuito de
minimizar essas rupturas e mudanças que a transição da Educação Infantil
para o Ensino Fundamental ocasiona, visto que ela é peculiar para todos, tendo
maior magnitude em crianças com transtornos globais do desenvolvimento.
Nesse caminho, é imperativo o engajamento, a estimulação e a formação
continuada de todos os sujeitos do processo, pois somente assim o aluno com
transtorno do espectro autista obterá avanços em seus processos de inclusão,
aprendizagem e desenvolvimento.
PALAVRAS-CHAVE: Autismo. Aprendizagem. Inclusão Escolar. Anos Iniciais
do Ensino Fundamental. Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas