PRÁTICAS GEOGRÁFICAS INCLUSIVAS NO CENTRO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DE CEGOS (CHARCE)
Resumo
As práticas geográficas inclusivas no ensino de Geografia no Centro de
Habilitação e Reabilitação de Cegos (CHARCE) constitui-se o tema motivador
deste trabalho. O objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas cartográficas
inclusivas utilizadas no ensino de Geografia no CHARCE. Buscando alcançar
esse objetivo pretende-se conhecer algumas características dessa instituição e
alguns dos recursos didáticos utilizados no ensino de Geografia para Pessoas
com Deficiência Visual (PcDV); e identificar os recursos cartográficos táteis
usados no ensino dessa área na aquisição das informações contidas na
linguagem gráfica. Diante disso, tem-se como problema investigar de que
forma a Cartografia Tátil (CT) e suas aplicações podem contribuir na
construção do raciocínio geográfico e no pensamento espacial das PcDV. A
metodologia empregada envolveu a pesquisa bibliográfica, documental e de
campo para conhecimento da instituição e registro fotográfico dos recursos
cartográficos táteis utilizados no ensino de Geografia. Como resultados
percebeu-se que a instituição ainda não dispõe de material tátil necessário para
estudantes e professores da área em questão, necessitando de apoio público
e/ou privado no intuito de oferecer uma educação de melhor qualidade,
sobretudo no que diz respeito a possível aquisição de Tecnologia Assistiva
(TA).Outrossim, é preciso investir na formação continuada dos professores,
incentivando-os a utilizar materiais adaptados que sejam perceptíveis ao tato
por meio de texturas, formas e tamanhos, nos quais seja possível destacar
símbolos, espessura das linhas e zonas, além da orientação, da elevação e da
escolha das cores para àqueles que apresentam baixa visão (BV). Ademais é
necessário também ampliar o acervo cartográfico tátil que ainda é escasso,
oferecendo também uma diversidade de materiais como mapas, maquetes,
gráficos, diagramas e imagens táteis, que atendam a demanda e contribuam
para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Cartografia tátil. Ensino de geografia. CHARCE.
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