PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO COM FOCO NA INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO

Autores

  • Thalya Alves de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Laís Marcellos Barcelos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leidiani Mandelli Liberato Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariana Alves Sarmento Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente estudo trata-se de um artigo adaptado elaborado na disciplina de
Pesquisa, Extensão e Práticas Pedagógicas II, orientado pela Prof.ª Dr.ª
Alexsandra dos Santos Oliveira, durante o curso de pedagogia. Nosso objetivo
foi investigar como ocorria a organização do trabalho pedagógico de uma
instituição de ensino para incluir alunos com o Transtorno do Espectro Autista
(TEA) na rotina escolar de um espaço de Educação Infantil localizado no
município de Vitória-ES. Para analisar como a instituição realizava um trabalho
comprometido com o desenvolvimento pessoal e intelectual desses educandos,
fundamentamos as principais reflexões tecidas nessa pesquisa nos estudos de
Eugênio Cunha (2010) como principal referencial teórico, além de Araújo (2015,
2017) e Oliveira et al. (2015). Na metodologia nos pautamos na abordagem
Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-crítica, utilizando como instrumento
de pesquisa a observação participante. Como resultado propomos uma discussão sobre aspectos referentes a cada uma das crianças assistidas
durante a pesquisa, fazendo reflexões sobre o trabalho pedagógico tendo como
perspectiva de análise, observar se o processo de ensino-aprendizagem por
parte dos educadores considerava a organização e planejamento pedagógico a
partir da inclusão do aluno com autismo nas experiências escolares.
Identificamos e dialogamos a respeito de questões que emergem
cotidianamente no âmbito escolar quando se trata da Educação Especial, como
por exemplo o fenômeno da medicalização da infância, a importância de se
pensar o plano de ensino a partir dos interesses do aluno com autismo, bem
como a necessidade de se conceber seu diagnóstico não como um limitador de
suas potencialidades, mas como orientador de práticas educativas efetivas.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Trabalho pedagógico;
Ensino-aprendizagem. 

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas