PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS COM UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: MEDIAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Alice Pilon do Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo
  • Denise Meyrelles de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo
  • Barbara Santana dos Santos de Santana Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A partir de um estudo de caso, foi possível analisar o processo de apropriação
dos conhecimentos curriculares de um aluno matriculado no sexto ano do
Ensino Fundamental de uma escola na prefeitura de Vitória /ES4
, pela via de
práticas pedagógicas. Com um laudo de deficiência intelectual “moderada”, o
aluno apresentava certo descompasso com o currículo de sua turma. As
análises dos dados foram feitas a partir dos registros da professora de
Educação Especial, bem como as cópias das atividades realizadas pelo aluno
e os vídeos com a mediação docente. Vale destacar que a análise buscou por
evidenciar os principais avanços do discente no intervalo de um ano letivo. O
trabalho teve como aporte teórico a perspectiva histórico-cultural, uma vez que
essa abordagem tem dado pistas para a sustentação da prerrogativa do direito
à aprendizagem de todos os sujeitos. Por essa concepção, é possível inferir
que a mediação possibilita aos alunos trilharem outros caminhos na linha do
sucesso escolar. Sendo assim, foi possível captar que com a aposta no
investimento pedagógico intencional e planejado, o estudante foi atenuando a
discrepância no que diz respeito aos conhecimentos curriculares. Além disso, o
relacionamento entre colegas e professores ganhou novos contornos. O estudo
evidencia, além do progresso do aluno, a necessidade do investimento de
políticas públicas para a garantia do atendimento educacional especializado
como serviço de apoio que vai além da sala de recursos multifuncionais.
Palavras-chave: Mediação. Deficiência Intelectual. Estudo de Caso.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas