A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA EXPERIÊNCIA DE BRINCAR DA CRIANÇA COM AUTISMO
Resumo
O estudo objetiva analisar as formas de mediação pedagógica, desenvolvidas
pelo professor nos processos interação da criança com autismo entre si, com
os adultos e com o mundo dos objetos/brinquedo. Trata-se de um estudo de
caso realizado em uma brinquedoteca universitária e em outros espaços
lúdicos utilizados como extensão dela. No contexto de investigação,
encontramos 17 crianças de ambos os sexos, com idades de três a seis anos
— dez de um Centro de Educação Infantil (CEI) com desenvolvimento típico,
seis com autismo e uma com síndrome de Down, oriundas da comunidade de
Vitória/ES. Para os fins deste estudo e delimitação da investigação, imergimos
no conteúdo dos vídeos e elegemos, dentre os participantes, como sujeitos
foco, uma professora/brinquedista e uma das crianças com diagnóstico de
autismo — Marcelo, com quatro anos, do sexo masculino, que apresentava
inicialmente sérios comprometimentos sociais, motores e da fala, além da
resistência aos movimentos de brincar desenvolvidos na brinquedoteca. Para a
coleta de dados, foram utilizadas filmagens e observação participante. Os
dados foram analisados por meio do uso da análise microgenética. Os
resultados indicam a relevância da identificação, ao longo do processo de
ensino e de aprendizagem, de um movimento realizado pela ação mediadora
da professora com a criança, que demarcou saltos qualitativos importantes,
ampliando a participação da criança com autismo nas brincadeiras e na relação
com o outro.
Palavras-chave: Mediação. Autismo. Brincadeira.
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