A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
O presente estudo apresenta um recorte inicial da dissertação de mestrado de
uma pesquisa intitulada: O Uso da Tecnologia Assistiva para Alunos com
Deficiência Intelectual da Rede Municipal de Pedro Canário, ES, cujo objetivo é
analisar como o uso da Tecnologia Assistiva é inserido como prática cotidiana
no processo de ensino-aprendizagem aos alunos com Deficiência Intelectual de
uma escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Pedro Canário – ES.
Este estudo se referencia teórica e metodologicamente na abordagem
histórico-cultural de desenvolvimento humano elaborada por Vigotski (2011) no
campo da defectologia. Seus estudos entre a década de 1924 a 1934
sinalizavam uma modificação na forma de compreensão da deficiência, com o
intuito de livrar a criança do viés biologizante da aprendizagem e
consequentemente desenvolver suas potencialidades. Nesse sentido, os dados
coletados serão analisados à luz das contribuições da perspectiva
Histórico-Cultural no campo da defectologia, bem como, demais autores da
Educação Especial. Assim, a pesquisa com o enfoque nos recursos
pedagógicos tem a pretensão de discutir sobre quais mudanças a Tecnologia
Assistiva propicia em favor dos alunos com Deficiência Intelectual da rede
municipal de Pedro Canário, ES. Como metodologia, para o texto ora
apresentado, será feita uma breve análise de 04 trabalhos que entrelaçam os
campos da tecnologia assistiva e da deficiência intelectual na linha de análise
da perspectiva Histórico-Cultural. Nesse contexto, sugere-se que a Tecnologia
Assistiva, se planejada e adequada às necessidades de aprendizagem dos
alunos, possibilita avanços nos processos de desenvolvimento e subjetivação
humana.
Palavras-chave: Educação Especial. Tecnologia Assistiva. Deficiência
Intelectual
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