A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO SUPORTE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Resumo
O movimento da educação inclusiva busca romper com as políticas
hegemônicas propostas pelo capitalismo e garantir a escolarização da pessoa
com deficiência. O objetivo desta pesquisa foi compreender como são usados
os suportes de tecnologia assistiva nas práticas educativas desenvolvidas com
alunos com deficiência nas salas de Atendimento Educacional Especializado
(AEE), da cidade de Aracaju. No Brasil, as salas de AEE são destinadas à
elaboração e organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade para
alunos com necessidades específicas. Metodologicamente é do tipo
descritivo-exploratória, com fundamentação crítico-dialética. Para compreender
como são usados os suportes de tecnologia assistiva nas práticas educativas a
técnica utilizada foi a do grupo de formação. A formação foi constituída por 4
encontros online, devido ao momento de pandemia do COVID-19, com a
equipe de Educação Especial e os professores das salas de AEE. Como
resultados destacam-se: As salas de AEE estão equipadas com recursos que
não são utilizados pelos professores; as escolas ainda não conseguem garantir
a infraestrutura necessária ao uso das tecnologias; os alunos que necessitam
de recursos de tecnologia assistiva não estão sendo atendidos com esse
suporte; há uma descrença na possibilidade de aprendizagem dos alunos da
educação especial. Conclui-se que para que a escola possa acolher
integralmente as pessoas com deficiência, serão necessários estratégias e
recursos diferenciados. A sala de AEE é uma importante rede de apoio, e para que possa atender a todos os alunos é necessário que os professores saibam
usar os recursos e que a gestão esteja comprometida com o processo de
inclusão.
Palavras-chave: Tecnologia assistiva; atendimento educacional especializado;
inclusão; formação de professores.
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