TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE O LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL
Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender como se dá o funcionamento e a
utilização do Laboratório de Acessibilidade Informacional (LAI) pelos alunos
público-alvo da educação especial na Universidade Federal de Goiás. Os
sujeitos da pesquisa foram o coordenador do LAI e a Pedagoga do Núcleo de
Acessibilidade. Como instrumento para coleta de dados, aplicamos um
questionário, o qual foi transcrito e analisado a partir da técnica de Análise de
Conteúdo de Bardin. De acordo com a investigação realizada, verificamos que
o referido laboratório é um apoio importante para os estudantes com
deficiência, no que se refere ao uso dos recursos de tecnologia assistiva,
contribuindo para que possam participar com equidade de diversas situações
pedagógicas e formativas na instituição. A pesquisa permitiu-nos constatar que
o LAI possui uma equipe especializada que recebe os alunos, analisa suas
demandas e os atendem, proporcionando maior autonomia e potencialização
do desenvolvimento de suas habilidades funcionais, colaborando para sua
inclusão e permanência no Ensino Superior. Contudo, é evidente que o referido
laboratório necessita ampliar o seu quadro de pessoal, renovar e expandir o
seu espaço de atendimento, bem como adquirir maior número de
equipamentos e tecnologias, haja vista que o LAI disponibiliza apenas um
modelo de cada tipo de recurso, o que impede sua utilização por mais de um
aluno simultaneamente.. Por fim, ressaltamos que a ampliação e melhoria do
laboratório de acessibilidade informacional (LAI) pode tornar a universidade
ainda mais democrática, conferindo a todos os estudantes Público-alvo da
Educação Especial o acesso e a permanência na instituição em condições de
equidade em relação aos demais alunos.
Palavras-chave: Laboratório de Acessibilidade Informacional; Tecnologia
Assistiva; Inclusão; Universidade.
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