TECNOLOGIA ASSISTIVA: RECURSOS DE INFORMÁTICA UTILIZADOS POR ESTUDANTES ADOLESCENTES E JOVENS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Abstract
O conceito de Tecnologia Assistiva é novo e há poucos estudos sobre a TA no
âmbito escolar. Conhecer como adolescentes e jovens cegos ou com baixa
visão utilizam os recursos no uso do computador ou notebook em instituição
especializada nos ajuda na discussão. O objetivo do presente estudo foi
analisar como os adolescentes e os jovens com deficiência visual utilizam os
recursos de informática para o desenvolvimento da leitura e escrita. Este
estudo é fundamentado na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, que
destaca a importância das relações sociais para a formação pessoal. Trata-se
de um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório, com recorte
transversal que foi realizado em um centro especializado de uma cidade do
interior do Estado de São Paulo. O estudo contou com a participação de 20
adolescentes e jovens atendidos no programa de habilitação/reabilitação pela
pedagoga especializada que atua nessa área há 15 anos, nas atividades de
recursos de informática e em leitura e escrita braille (Sistema Braille). Foram
apresentados aos participantes e utilizados todos os recursos de tecnologia
assistiva disponíveis. Todos os participantes quando começaram nas
atividades de recursos de informática conheciam o computador, mas não
sabiam usar e também não conheciam os recursos. O processo de aceitação e
enfrentamento da perda de visão foi único para cada um dos participantes e
pode demorar, pois alguns adolescentes e jovens participam das atividades já
algum tempo. O estudo mostra que a TA proporcionou autonomia,
independência e melhora na autoestima, mesmo para aqueles cujo processo
de aceitação e enfrentamento tenha sido longo porque foi constatado que
tiveram objetivos e metas para o prosseguimento de estudos, embora a dor da
perda e a aceitação tenham sido longas.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; recursos de informática; acessibilidade;
deficiência visual; adolescentes e jovens.
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