O USO DE TECNOLOGIA NOS NAPNES DO IFES
Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar as percepções dos servidores que
atuam nos Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais
Específicas (NAPNE) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) acerca do
papel e o desafio do uso de tecnologias. Por meio de um formulário com itens
abertos e fechados foi possível, de forma objetiva, conhecer os profissionais
que atuam no NAPNE; compreender o conhecimento dos servidores acerca
das tecnologias assistivas; destacar as barreiras e desafios dos servidores nos
núcleos e apresentar a opinião dos servidores sobre os recursos tecnológicos
usados nos núcleos. Os resultados apontam alguns fatores que necessitam ser
superados, como capacitação, escassez profissional, implantação de sala
Atendimento Educacional Especializado e Tecnologia Assistiva. Conclui-se que
os núcleos estão em uma fase de implementação e consolidação no Ifes.
Palavras-chave: Napne; Ifes; Tecnologia Assistiva;
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