SÍNDROME DE SMITH-LEMLI-OPITZ: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Israel Rocha Dias Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este estudo intitulado “Síndrome de Smith-Lemli-Opitz: uma revisão de
literatura”, tem como objetivo geral: conhecer, por meio da bibliografia, as
principais características da síndrome de Smith-Lemli-Opitz.
Especificadamente, analisar a produção científica sobre o tema em uma
perspectiva inclusiva e investigar trabalhos voltados à prática pedagógica de
sujeitos com a síndrome de Smith-Lemli-Opitz matriculados na escola comum
em processo de escolarização e inclusão. Tendo como problemática: se esses
sujeitos estão matriculados na escola, em processo de escolarização e
inclusão, como são pensadas as práticas pedagógicas para este sujeito como
uma síndrome tão rara e pouco estudada? se não existe trabalho pedagógico
voltado para a prática pedagógica para os sujeitos com a síndrome de
Smith-Lemli-Opitz, como garantir sua inclusão? como são pensadas as práticas
pedagógicas para esses sujeitos na escola? será que os professores sabem
direcionar esses alunos para seu aprendizado e desenvolvimento tendo contato
somente com trabalhos voltados para a parte clínica da síndrome de
Smith-Lemli-Opitz? Para que pudéssemos alçancar os objetivos propostos,
como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, em uma perspectiva
histórico-cultural, dialogando essencialmente com Vigotski e seus seguidores
que entendem o ser humano como um ser que, independente de
características físicas, mentais ou sensoriais, produz conhecimento e cultura ao
mesmo tempo em que se apropria da cultura e do conhecimento dos outros
sujeitos de seu grupo social. O estudo revelou que, ter informações da parte
clínica, nesse sentido, de uma síndrome rara, por exemplo, ou de qualquer
outra, é de suma importância tanto para os sujeitos que as têm, quanto para a
família, a escola e a sociedade de modo geral, mas, não ter informações de como se dá o processo de escolarização desses sujeitos pode trazer questões
em que esses indivíduos tenham o seu direito à escolarização, à educação de
qualidade, à inclusão negados ou negligenciados.
Palavras-chave: Inclusão. Síndrome de Smith-Lemli-Opitz. Síndrome raras

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado