CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: COMO AS FAMÍLIAS VIVENCIAM OS EFEITOS DE EXPECTATIVAS PADRONIZADAS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL?
Resumo
O presente artigo busca investigar os efeitos de expectativas de ter um filho
com deficiência na família, em uma sociedade que padroniza e normatiza. Ao
receberem a notícias de que o filho não atende às expectativas de projeto dos
pais surgem questionamentos, provocados por uma sociedade que se diz
inclusiva e que aceita as diferenças, mas que discrimina e exclui o diferente. A
criança com deficiência ou com essa possibilidade evidencia a singularidade
humana e o paradoxo resultante desta sociedade. A pesquisa resultará na
Dissertação de Mestrado em Educação. Esta tem como objetivo compreender
como expectativas padronizadas de desenvolvimento infantil geram efeitos nas
famílias de crianças com deficiência ou essa possibilidade. A pesquisa será
realizada em um Centro de Atendimento Educacional Especializado em
Educação Especial (CAESP) do oeste de Santa Catarina. A investigação
baseia-se em aspectos qualitativos e as materialidades empíricas serão
geradas por meio de entrevistas narrativas, com mães de crianças que
frequentam um Programa de Estimulação Precoce. As materialidades
empíricas serão examinadas pela perspectiva da Análise do Discurso com
base teórica foucaultiana. Analisar o discurso em Foucault é compreender “[...]
o que pode ser dito - e por quem - em determinado lugar e tempo histórico”
(SALES, 2014, p.126). O estudo se ampara no pressuposto de que as
expectativas padronizadas de desenvolvimento infantil que estão presentes na
sociedade, geram sofrimento às famílias de crianças com deficiência ou essa
possibilidade, possivelmente, ainda mais do que o próprio fato de ter um filho
com deficiência. Em decorrência dessas expectativas sociais que não
reconhecem a diferença, mas tentam normatizar e padronizar o
desenvolvimento de todas as crianças.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Especial. Famílias. Estimulação Precoce.
Normalização. Normatização.
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