CUIDADORES E INCLUSÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASTELO/ES

Autores

  • Paulo Roberto Bellotti Vargas Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Objetiva promover ações com a Secretaria Municipal de Educação de
Castelo/ES para tensionar os modos como os cuidadores vem sendo
incorporados às redes de apoio em Educação Especial e as implicações de tal
política nos processos de ensino-aprendizagem. Delineia como objetivos
específicos: a) compreender a política educacional de Castelo/ES, destacando
as direcionadas à Educação Especial, visando compreender princípios,
pressupostos teóricos, escolas com matrículas de alunos apoiados pela
modalidade, redes de apoio, quantitativo de estudantes, diretrizes para a oferta
do atendimento educacional especializado e orientações normativas utilizadas
para incorporação dos cuidadores nas redes de apoio no processo de
escolarização dos estudantes; b) lançar escuta sensível para as narrativas dos
profissionais da Secretaria de Educação sobre as políticas de Educação
Especial, com suas possibilidades e desafios, bem como os modos como os
cuidadores são incorporados às redes de apoio; c) problematizar como os
cuidadores são assumidos pelas unidades de ensino para se compreender os
impactos trazidos pela contratação desses profissionais nos trabalhos
pedagógicos realizados com os estudantes público-alvo da educação especial;
d) compor com a Secretaria de Educação de Castelo um documento norteador
que venha contribuir para novos/outros modos de incorporação dos cuidadores
nas redes de apoio, fortalecendo a contratação de professores especializados
e os cuidadores com as funções elencadas pela legislação vigente. Recorre às
contribuições teóricas de Boaventura de Souza Santos (2006, 2007), autores
da Educação Especial como Kassar e Rabelo (2011); Baptista (2011), dentre
outros, tornando possível a fundamentação da pesquisa. Recorre à
pesquisa-ação-colaborativa-crítica, envolvendo uma abordagem qualitativa.
Para coleta de dados, utiliza-se a análise documental, a realização de roda de
conversa e grupos focais. Como resultados, construímos uma formação para e
equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação, a Educação Especial e
produziremos um documento que possa contribuir para viabilizar o trabalho da
rede de apoio.
Palavras-chaves: Educação Especial. Cuidadores. Formação.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado