O ALUNO SURDO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Resumo
Faz-se importante compreendermos a importância do movimento inclusivo para
a Educação Especial e para seu público alvo, dentre eles, o aluno surdo. Nesse
contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar como acontece o
Atendimento Educacional Especializado – AEE para o aluno surdo na Sala de
Recursos multifuncionais – SRM em uma escola de rede pública estadual na
cidade de Rio Branco – Acre. Adotou-se uma metodologia qualitativa, de
natureza aplicada quanto aos objetivos, descritiva-exploratória, quanto aos
procedimentos, bibliográfica e de campo, através da entrevista semiestruturada
com uma docente da SRM. Os resultados revelam que o papel do AEE é
detectar e utilizar meios que facilitem o desempenho de todos os alunos que
são atendidos na sala de recursos multifuncionais. Os resultados apontam
ainda que as principais dificuldades existentes na SRM para atuar com o aluno
surdo são as metodologias para trabalhar a Língua Portuguesa como segunda
língua, pois as metodologias e estratégias adotadas são desafiadoras e
laboriosas. Além disso há dificuldades na execução do trabalho por conta da
ausência de recursos e apoio vindo do Estado. Outras dificuldades residem na
relação restrita entre professores da sala comum e professores do AEE e na
ausência do comprometimento da família. Ressalta-se que, apesar das
dificuldades enfrentadas no atendimento educacional especializado, busca-se
trabalhar as dificuldades e diferenças, respeitando a diversidade, possibilitando
o desenvolvimento dos alunos surdos de forma individual e coletiva,
proporcionando-lhes ensino e aprendizado. Conclui-se que o AEE na SRM
ainda enfrenta muitas barreiras, mas se busca superá-las com o foco no aluno
e em suas possibilidades.
PALAVRAS-CHAVE: Atendimento Educacional Especializado. Educação
Inclusiva. Surdo.
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