EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DOS (AS) ESTAGIÁRIOS (AS) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA-ES (PMV)
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a Educação Especial e os processos
inclusivos a partir da perspectiva dos/as estagiários que realizam acompanhamento
didático-pedagógico junto aos estudantes público-alvo do Atendimento Educacional
Especializado (AEE) nas escolas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação
de Vitória (SEME). Levando em consideração que este acompanhamento se tornou
mais efetivo a partir de 2014, com a promulgação da Lei brasileira de Inclusão da
Pessoa com Deficiência/Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) e que
ainda existem lacunas na forma como é realizado, propõe-se a realização da
pesquisa. Para tanto, foram realizadas aproximações teórico-metodológicas com
Nilma Lino Gomes (2007), Carlos Skliar (2003) e Nilda Alves (2003), bem como a
realização de entrevistas (pesquisa qualitativa) e questionário online (pesquisa
quantitativa) com os/as sujeitos/as envolvidos. A partir da análise dos resultados,
destaca-se a necessidade apontada pelos/as estagiários/as da realização de cursos
de formação objetivando melhor prepará-los/as para realização do acompanhamento,
a necessidade de planejamento em conjunto entre professor/a regente, professor
especialista e estagiário/a e a necessidade de maior comprometimento da gestão
escolar com os processos inclusivos.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado (AEE); Formação de
Professores; Acompanhamento Didático; Inclusão Escolar.
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