O PROFISSIONAL DO AEE E AS SALAS MULTIFUNCIONAIS: avanços e visões

Autores

  • Jefferson Luis da Silva Cardoso Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Raira Karolina Lima Marinho Secretaria Municipal de Educação, Ananindeua/PA
  • Walace de Souza Almeida Universidade Federal Rural da Amazônia

Resumo

A Educação Especial na perspectiva da inclusão no Brasil tem exigido cada vez
mais dos gestores escolares, atenção no que tange a oferta do Atendimento
Educacional Especializado – AEE por conta das questões legais específicas
que envolvem o espaço, bem como o profissional atuante nele. Assim, o
presente estudo versa sobre a importância do profissional do AEE e sua
atuação no espaço escolar nas salas multifuncionais para Educação Especial
no sentido de contribuir com o processo de autonomia dos alunos público alvo
da modalidade de ensino em questão. Parte do seguinte problema: como os
profissionais do AEE tem observado sua atuação no espaço das salas
multifuncionais? Tem como objetivo investigar a percepção dos profissionais
sobre sua atuação no espaço AEE por meio das salas multifuncionais no
Estado do Pará. Nesse sentido, partiu-se de pesquisa bibliográfica e
documental sob a ótica de Severino (2007) e Gil (2002), encontrando como
principais documentos legais a Resolução n° 04/2009 e Portaria n° 13/2009, e
autores que discutem a temática aqui aludida: Salgado (2006), Ropoli (2010),
Mantoan (1997), Saviani (2009), dentre outros; assim como aplicação de
questionário fechado a dez professores do AEE; já para a análise dos indícios
coletados sobre as impressões dos profissionais, seguiram-se os preceitos de
Pádua (2000) e Minayo (2009; 2014) sobre a análise interpretativa
hermenêutica. Como achados iniciais de pesquisa exploratória, confirma-se a
inclusão de alunos público alvo da Educação Especial nas salas regulares com
a contribuição dos profissionais do AEE; as salas multifuncionais se proliferam
pelo Estado do Pará aumentando em número e atendimento; o espaço AEE
funcionando com a estrutura e o profissional indicado nos documentos oficiais;
os profissionais pesquisados demonstram conhecer bem seu papel diante dos desafios encontrados na Educação Especial executando com sucesso sua
atividade e sinalizam conquistas quando se referem aos resultados percebidos
pelo avanço de seus alunos.
Palavras – chave: Salas Multifuncionais; Educação Especial; Atendimento
Educacional Especializado – AEE; Profissional do AEE.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado