CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA CRIANÇAS COM TEA: UM ESTUDO SOBRE AFETIVIDADE

Autores

  • Renata da Silva Andrade Sobral Universidade Federal do Pará
  • Letícia de Sousa Nascimento Universidade Federal do Pará

Resumo

Este estudo foi idealizado a partir da demanda de uma estudante com Transtorno do
Espectro Autista que frequenta a Educação Básica de uma Escola Federal da região
norte do Brasil, e tem como objetivo compreender como a estudante com TEA
aprende novos conceitos a partir da mediação dos professores que utilizam a
afetividade, partindo das considerações da Psicologia Histórico Cultural. Para isso,
essa pesquisa foi elaborada, a partir da concepção de mediação de Vygotsky,
priorizando as particularidades de aprender dessa estudante. Um estudo de caso
com uma única estudante TEA que frequenta o 3º ano do Ensino Fundamental, de
cunho bibliográfico, teórico- descritiva, a partir do relatório semanal da bolsista e da
professora do AEE. A análise dos dados indica resultados promissores utilizando a
afetividade com a criança com TEA, bem como, respeitando as especificidades de
aprender dessa estudante, agregado ao processo de mediação, estes terão mais
condições de êxito na aquisição de conceitos. No entanto, o estudo alerta sobre a
necessidade de expandir o universo da pesquisa visando corroborar, refutar e/ou
aprofundar os resultados aqui apresentados.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Afetividade, Psicologia
Histórico-cultural.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado