ENTRE “RODAS”: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO E EXISTENCIAL

Autores

  • Marcelo Loureiro Ucelli
  • Hiran Pinel Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente estudo objetiva dar continuidade às discussões desenvolvidas no
Grupo de Pesquisa em fenomenologia, Educação e Inclusão
“GRUFEI/PPGE/UFES”, com o intuito de obter um aprofundamento no
processo investigativo no que se refere à inclusão, tendo como fenômeno um
indivíduo cuja condição é ser gay e que possui uma deficiência física. Os
interesses de estudos e pesquisa que movem nossos trabalhos são entorno
dos processos de compreensão do Ser no mundo, pois, somos seres de
relação, cuja realidade é estruturalmente nós. Como parte das produções em
andamento, se destaca o trabalho publicado em 2018 no livro Educação,
Comunicação, Cultura e Diferença: Ser gay, deficiente e cadeirante; um estudo
fenomenológico que considera tempo e espaço numa possível e imaginada
educação especial não escolar. Assim, este estudo/pesquisa e com um
horizonte mais refinado este estudo descrever compreensivamente “o que” e
“como é” ser gay com deficiência física e investigar cautelosamente saídas
para um existir mais digno dentro e fora da escola. Para a tal realização, será
adotado o método de pesquisa fenomenológico, pois, a fenomenologia, ao
mesmo tempo em que é um método, torna-se um modo de ser, uma maneira
de se obter da realidade, um espaço de abertura onde o ser se dá. A partir dos
conceitos freireanos de ser mais e humanização Freire (2005, 2013) e ser
sendo junto ao outro no mundo de Pinel (2015), a coleta dos dados se deu a
partir da utilização da história oral e da vida com o uso de narrativas, escuta e
observação tendo como questão: “O que é” e “como é” ser gay com deficiência
física na escola e fora dela? Os procedimentos metodológicos acontecerão a
partir de um mergulho existencial nas experiências do (s) sujeito (s) da
pesquisa e um distanciamento reflexivo Forghieri (2014). O fenômeno que faz
parte deste estudo é um jovem que frequenta o ensino superior numa
faculdade privada na grande Vitória. Ressaltamos que a questão do mundo
das pessoas com deficiências tem sido uma temática de estudos e pesquisas
na academia, bem como grandes organizações interessadas em
levantamentos estatísticos.
PALAVRAS-CHAVE: Educação especial; deficiência física, Humanização.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado