ENTRE “RODAS”: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO E EXISTENCIAL
Resumo
O presente estudo objetiva dar continuidade às discussões desenvolvidas no
Grupo de Pesquisa em fenomenologia, Educação e Inclusão
“GRUFEI/PPGE/UFES”, com o intuito de obter um aprofundamento no
processo investigativo no que se refere à inclusão, tendo como fenômeno um
indivíduo cuja condição é ser gay e que possui uma deficiência física. Os
interesses de estudos e pesquisa que movem nossos trabalhos são entorno
dos processos de compreensão do Ser no mundo, pois, somos seres de
relação, cuja realidade é estruturalmente nós. Como parte das produções em
andamento, se destaca o trabalho publicado em 2018 no livro Educação,
Comunicação, Cultura e Diferença: Ser gay, deficiente e cadeirante; um estudo
fenomenológico que considera tempo e espaço numa possível e imaginada
educação especial não escolar. Assim, este estudo/pesquisa e com um
horizonte mais refinado este estudo descrever compreensivamente “o que” e
“como é” ser gay com deficiência física e investigar cautelosamente saídas
para um existir mais digno dentro e fora da escola. Para a tal realização, será
adotado o método de pesquisa fenomenológico, pois, a fenomenologia, ao
mesmo tempo em que é um método, torna-se um modo de ser, uma maneira
de se obter da realidade, um espaço de abertura onde o ser se dá. A partir dos
conceitos freireanos de ser mais e humanização Freire (2005, 2013) e ser
sendo junto ao outro no mundo de Pinel (2015), a coleta dos dados se deu a
partir da utilização da história oral e da vida com o uso de narrativas, escuta e
observação tendo como questão: “O que é” e “como é” ser gay com deficiência
física na escola e fora dela? Os procedimentos metodológicos acontecerão a
partir de um mergulho existencial nas experiências do (s) sujeito (s) da
pesquisa e um distanciamento reflexivo Forghieri (2014). O fenômeno que faz
parte deste estudo é um jovem que frequenta o ensino superior numa
faculdade privada na grande Vitória. Ressaltamos que a questão do mundo
das pessoas com deficiências tem sido uma temática de estudos e pesquisas
na academia, bem como grandes organizações interessadas em
levantamentos estatísticos.
PALAVRAS-CHAVE: Educação especial; deficiência física, Humanização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.