TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Gabriela Machado Universidade Federal da Grande Dourados
  • Morgana de Fátima Agostini Martins Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Este trabalho visa apresentar as contribuições da Teoria das Representações
Sociais de Serge Moscovici aplicados a Inclusão Escolar. A temática tratada
aqui refere-se a um recorte de um projeto de pesquisa de doutorado em
andamento que buscará apreender quais são as representações sociais de
pais e professores de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA),
sobre o TEA e sobre a inclusão escolar de alunos da pré-escola ao terceiro ano
do ensino fundamental. Para isso, será feita uma explanação sobre a Teoria
das Representações sociais, seguida da apresentação de um levantamento
bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
(BDTD) utilizando como descritores “teoria das representações sociais” e
“inclusão escolar”. Os resultados apontaram que entre as representações
sociais comuns entre as pesquisas analisadas, estão as que descrevem a
inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE) como
um desafio, centralizando a dificuldade no indivíduo a ser incluído por não
possuir capacidade para atingir o nível dos ditos normais. Os resultados
apontam também que há um déficit na formação de professores para atuar
junto a esses alunos, o que contribui para a manutenção destas
representações desfavoráveis.
Palavras-Chave: Transtorno do Espectro do Autismo; Inclusão Escolar; Teoria
das Representações Sociais

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado