EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINAR E O APRENDER

Autores

  • Leida Raasch Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo
  • Rita de Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente artigo propõe investigar as práticas educativas desenvolvidas por
professores regentes e de atuação colaborativa com alunos com deficiência e
como essas relações estão se constituindo neste contexto de pandemia em
duas escolas de São Gabriel da Palha – ES. Nossa referência teórica está
ancorada na Perspectiva Histórico-cultural desenvolvida por Vigotski
(1987,1997,1998, 2008), segundo a qual a aprendizagem é social, mediada por
elementos culturais. Assim, as práticas pedagógicas não devem considerar
somente "o que ensinar," mas também o "como ensinar", “quando ensinar” e “a
quem ensinar”. O desenvolvimento metodológico encontra-se amparado em
Vigotski (1993), no qual discute que o processo do desenvolvimento humano
deve ser compreendido de modo materialista, histórico e dialético, buscando
nas experiências concretas de existência, as especificidades humanas. Para o
desenvolvimento da pesquisa foram acompanhadas as práticas educativas de
três professores, sendo um regente de classe e dois de atuação colaborativa.
Os procedimentos utilizados para a obtenção dos dados foram a investigação
das práticas educativas e das relações de ensino que iam se estabelecendo
entre professores e alunos durante o período da pandemia, nos meses de
junho a agosto do corrente ano, realizando anotações das observações, print
de conversas no WhatsApp e relatos de diálogos oriundos dos telefonemas.
Descrevemos três momentos que denominamos “vivências educativas” para
exemplificar as observações e pudemos concluir que há que se pensar em
mais estratégias de ensino fora da sala de aula que incluam maior
acessibilidade digital, a importância do envolvimento da família, o aumento do
uso da tecnologia nas práticas educativas exigindo maior capacitação dos
professores e a escassez de acesso por parte dos alunos. Por fim, nestes
tempos de pandemia estão sendo construídas novas percepções das relações
humanas, sejam sociais, econômicas e, com certeza, de aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Pandemia. Interação professor-aluno.
Perspectiva histórico – cultural. Atividades remotas.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado