AS CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO PARA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO IFBA CAMPUS/SEABRA
Resumo
A transformação causada pela pandemia da Covid-19 tem gerado enormes desafios
dentro âmbito educacional, tanto para o público docente, quanto para o discente,
principalmente em relação ao processo de ensino-aprendizagem na perspectiva
remota, que se difere do tradicional Ensino à Distância. A presente pesquisa objetiva
destacar as principais consequências do ensino remoto emergencial para estudantes
público-alvo da Educação Especial do IFBA Campus Seabra, bem como traçar uma
retrospectiva dos trabalhos realizados para a finalização do ano letivo 2019, pensando
estratégias de ensino, metodologias e protocolos para a aprendizagem dos discentes
durante o período de distanciamento social. A pesquisa mostra como o ensino remoto
pode alcançar o público-alvo da Educação Especial, pensando em abordagens
pensadas para as potencialidades de cada indivíduo e desconstrói a ideia de que
modalidade emergencial não acontece de forma eficaz com esse público-alvo. O
estudo parte da demanda de conciliar o sistema de ensino na realidade pandêmica em
todo o mundo, em especial no Brasil e em Seabra/BA para alcançar as experiências
desse campus do IFBA, do trabalho docente, seja na nova sala comum, seja na
aprendizagem do Atendimento Educacional Especializado. O corpo principal da
pesquisa focou no período letivo oficial encerrado em julho. Para realizá-la, foi
necessário ressignificar nossa prática por meio do método cartográfico, o qual a pessoa
pesquisadora atua ao mesmo como docente e agente desse trabalho, sendo seu
produto a fusão entre pesquisa acadêmica e práxis docente, enfrentando o desafio de
conciliar o que os teóricos da área se atentam para o referido contexto não presencial
de aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino Remoto. Atendimento Educacional Especializado. Educação
Especial.
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