TENSÕES E EXPECTATIVAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO REMOTA

Autores

  • Maria Rosania Stofel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ines de Oliveira Ramos Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Objetiva problematizar a realização de atividades remotas, consequentemente,
a oferta do atendimento educacional especializado para os alunos público-alvo
da Educação Especial. As aulas remotas são realizadas pela necessidade do
isolamento social em virtude da disseminação mundial do COVID-19, diante
disso, no município de Conceição do Castelo/ES, os profissionais da educação
buscam por conhecimentos para ofertar aos estudantes as possibilidades de
cuidar de sua saúde e de seus processos de aprendizagem. Esses
profissionais se reúnem, semanalmente, na escola ou por meio tecnológico,
para realizar os planejamentos das aulas que serão encaminhadas às famílias.
Para que os estudantes público-alvo da Educação Especial façam parte desse
processo, os professores especializados participam dos planejamentos
buscando condições para que os alunos acessem as aulas e realizem as
atividades propostas. As tensões e as expectativas em torno dessa nova
realidade são grandes, uma vez que muitos profissionais e a maioria das
famílias não possuem conhecimentos tecnológicos para ministrar essa
conjuntura e, no caso das famílias, ainda continuar trabalhando. Nesse
contexto, a presente pesquisa analisa as tensões e expectativas encontradas
pelos profissionais da educação da Rede Municipal de Conceição do
Castelo/ES para atender aos alunos público-alvo da Educação Especial.
Trata-se de um estudo qualitativo constituído por meio do Estudo de caso.
Apoia-se na legislação vigente e em Boaventura de Sousa Santos (2006,
2020). São analisados relatos dos profissionais envolvidos a partir dos retornos
das famílias e do desenvolvimento dos estudantes apresentados nas atividades
devolvidas às escolas. Até o momento, percebemos, que o município está
conseguindo envolver um número considerável de estudantes público-alvo da
Educação Especial na educação remota com apoio do atendimento
educacional especializado, no entanto, considerando que tal estratégia precisa
ser provisória por não atender integralmente o direito à Educação para todos os
alunos, em especial, para aqueles que trazem maiores especificidades de
aprendizagem.
Palavras-chave: Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado.
Ensino Remoto.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado