ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Patricia Santos Conde Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sonia Lopes Victor Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os estudos disponibilizados na
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de
Informação em Ciência e Tecnologia, no período de 2016 a 2020, sobre o
atendimento educacional especializado na educação infantil. A abordagem
histórico-cultural constituiu a base teórica de análise das pesquisas, tendo
Vigotski (1997) como principal interlocutor, pois de acordo com a sua teoria
histórico-cultural, o humano se constitui de acordo com as condições
histórico-sociais do seu tempo. Com uma pesquisa bibliográfica, analisamos os
dados partir de três categorias de análise, que apresenta como foco principal o
atendimento educacional especializado. Investigamos a organização,
configuração e funcionamento, o público-alvo da educação especial e a
formação do professor. Analisamos 13 Dissertações de Mestrado e cinco Teses
de Doutorado, produzidas em programas de Pós-Graduação em Educação. A
região sudeste apresenta o maior número de pesquisas, seguida da região Sul,
Centro Oeste e Norte. Com os dados, percebemos que a inclusão na educação
infantil ainda apresenta desafios, como a carência de vagas e a infraestrutura
inadequada para o atendimento das crianças. As possibilidades consistem em
elaborar políticas educacionais que versam sobre a inclusão educacional;
acreditar na crença na potência do trabalho colaborativo entre os professores
(educação especial e o regente) e fomentar a formação dos professores, com
conhecimentos específicos da educação especial.
PALAVRAS-CHAVE: Atendimento educacional especializado. Inclusão.
educação infantil.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado