O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PROCESSO EDUCACIONAL INCLUSIVO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o Atendimento Educacional
Especializado (AEE) enquanto um serviço que visa à superação de limites que
possam impedir o desenvolvimento dos alunos, público-alvo da Educação
Especial, que passaram a ter garantido o direito a matrícula nas escolas
regulares a partir das políticas educacionais inclusivas. Nesse contexto, o AEE
é definido como um espaço que oferece recursos que viabilizam o processo de
inclusão desses alunos, funcionando como complemento e/ou suplemento ao
seu desenvolvimento na escola e fora dela. A problemática do texto gira em
torno do papel do AEE na proposta educacional inclusiva. Para tanto,
buscamos analisar os princípios balizadores da proposta educacional inclusiva,
bem como as diretrizes orientadoras do serviço de AEE, sendo essas as
questões centrais do estudo. A metodologia utilizada no trabalho foi a de
pesquisa bibliográfica, considerando as contribuições de autores como Batista
e Mantoan (2006) e Silva e Maciel (2005). Assim, apresentamos trabalhos
produzidos que trazem contribuições sobre o tema, além de legislações que
regulamentam o processo educacional inclusivo. Os dados levantados apontam
a importância desse espaço para a eliminação de barreiras que impedem a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas e
potencializando seu desenvolvimento. Dessa forma, o AEE se mostra um
importante recurso à escola inclusiva, em busca de processos escolares em
que haja equidade tanto para o acesso quanto para a participação e
aprendizagem de todos os alunos. Todavia, os estudos apontam a necessidade
de que essa forma de atendimento esteja articulada com a proposta
pedagógica do ensino regular em todos os momentos da vida acadêmica do
aluno.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Inclusão; Educação
Especial; Legislação.
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