DESAFIOS PEDAGÓGICOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): RELATOS DE MÃES E PROFESSORAS SOBRE O ENSINO REMOTO
Resumo
As práticas pedagógicas inclusivas no contexto escolar demandam
sistematização, profissionais qualificados, recursos adaptados e uma
organização curricular que atenda às necessidades específicas dos alunos com
deficiência. Com base nisso, a pesquisa em tela tem como objetivos refletir
sobre desafios nas práticas pedagógicas no Atendimento Educacional
Especializado (AEE) em contexto pandêmico e reconhecer as contribuições
dos/as professores/as e família para superação desses desafios. Para tanto,
realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de um
levantamento da literatura na base Scielo e Google Acadêmico e pesquisa de
campo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário
semiestruturado aplicado a professores de salas multifuncionais e mães de
alunos do Atendimento Educacional Especializado das cidades de Aracati-CE e
Mossoró-RN. Constatamos que a educação inclusiva tem enfrentado grandes
desafios desde as primeiras políticas públicas implementadas até os dias
atuais, principalmente diante do cenário de pandemia, visto que as aulas estão
sendo realizadas de forma remota. Observamos, ainda, as dificuldades
encontradas pelos responsáveis pelos alunos que necessitam do AEE, se
alarga, em decorrência da falta de preparação e recursos. Também,
identificamos como desafio a maneira como os próprios estudantes tem
conseguido lidar com este novo modelo de ensino, no qual a falta de interação
social foi considerada como um agravante no processo de adaptação do ensino
remoto. Ainda, foi possível conhecer as contribuições dadas pelas escolas,
com o planejamento de atividades inclusivas, e ainda, as contribuições dadas
pelas famílias, que buscam de acordo com suas possibilidades ajudar no
processo de ensino aprendizagem dos alunos público-alvo do Atendimento
Educacional Especializado.
Palavras-chave: Alunos. Necessidades Específicas. Ensino Remoto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.