DESAFIOS PEDAGÓGICOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): RELATOS DE MÃES E PROFESSORAS SOBRE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Joriele Nayara Dantas Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Joseneuma Leite Silvério Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Resumo

As práticas pedagógicas inclusivas no contexto escolar demandam
sistematização, profissionais qualificados, recursos adaptados e uma
organização curricular que atenda às necessidades específicas dos alunos com
deficiência. Com base nisso, a pesquisa em tela tem como objetivos refletir
sobre desafios nas práticas pedagógicas no Atendimento Educacional
Especializado (AEE) em contexto pandêmico e reconhecer as contribuições
dos/as professores/as e família para superação desses desafios. Para tanto,
realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de um
levantamento da literatura na base Scielo e Google Acadêmico e pesquisa de
campo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário
semiestruturado aplicado a professores de salas multifuncionais e mães de
alunos do Atendimento Educacional Especializado das cidades de Aracati-CE e
Mossoró-RN. Constatamos que a educação inclusiva tem enfrentado grandes
desafios desde as primeiras políticas públicas implementadas até os dias
atuais, principalmente diante do cenário de pandemia, visto que as aulas estão
sendo realizadas de forma remota. Observamos, ainda, as dificuldades
encontradas pelos responsáveis pelos alunos que necessitam do AEE, se
alarga, em decorrência da falta de preparação e recursos. Também,
identificamos como desafio a maneira como os próprios estudantes tem
conseguido lidar com este novo modelo de ensino, no qual a falta de interação
social foi considerada como um agravante no processo de adaptação do ensino
remoto. Ainda, foi possível conhecer as contribuições dadas pelas escolas,
com o planejamento de atividades inclusivas, e ainda, as contribuições dadas
pelas famílias, que buscam de acordo com suas possibilidades ajudar no
processo de ensino aprendizagem dos alunos público-alvo do Atendimento
Educacional Especializado.
Palavras-chave: Alunos. Necessidades Específicas. Ensino Remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado