ENRIQUECIMENTO EXTRACURRICULAR EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores

  • Viviana Borges Corte Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela Scoto Silva dos Santos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Michell Pedruzzi Araújo Universidade Federal de Goiás

Resumo

A inclusão das pessoas com altas habilidades/superdotação na rede regular de
ensino está amparada por legislações nacionais como a Política Nacional da
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a Convenção
sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2009) e a Lei Brasileira de
Inclusão da Pessoa com Deficiência nº. 13.146/2015. Os sistemas de ensino
devem garantir a matrícula e a permanência, além da aprendizagem e
desenvolvimento desses alunos. No entanto, quanto a esses dois últimos,
temos constatado lacunas. Há, ainda, incipiência de espaços educacionais que
trabalhem efetivamente as potencialidades dos alunos que apresentam altas
habilidades em algumas áreas como a de ciências biológicas. Tendo em vista
essa constatação, nós, do Laboratório de Ensino de Biologia- LEB, da
Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com a Secretaria de
Educação e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação -
NAAHS/ES e com o Projeto Experimentoteca da Ufes, desenvolvemos um
projeto de enriquecimento extracurricular para alunos da rede pública de
educação do Espírito Santo que apresentam altas habilidades em Ciências e
Biologia. Nesse texto, trazemos um relato de experiência que desenvolvemos
com alunos do ensino fundamental. Trata-se da intervenção didática “Mulheres
na Ciência”, que objetivou trazer à tona o espaço ocupado brilhantemente
pelas mulheres na ciência e propor ações para que os alunos trabalhassem
suas potencialidades intelectuais e artísticas acerca da temática. O desenvolvimento dessa intervenção didática desvelou concepções errôneas
que alguns alunos tinham a respeito da temática e a possibilidade de
realizarmos a mediação adequada para que o conhecimento científico fosse
construído coletivamente por nós. Ademais, por meio do trabalho que temos
realizado, torna-se evidente que o enriquecimento curricular e/ou
extracurricular é um imperativo para que os sujeitos com altas
habilidades/superdotação tenham as suas capacidades cognitivas
potencializadas e os seus déficits trabalhados por meio da mediação
pedagógica.
PALAVRAS-CHAVE: Altas Habilidades/Superdotação. Enriquecimento
Curricular. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão Escolar.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado