A Discussão sobre a Educação Especial no Pibid
Resumo
A história da pessoa com deficiência passou da segregação à inclusão, e,
nesse contexto, o acesso e a permanência no ensino regular se tornaram
direitos garantidos legalmente. Mas, observa-se que esses direitos somente
serão facilitados se o professor possuir formação na área e o entendimento a
respeito da importância da educação especial, e esta discussão deve ocorrer
nos diversos espaços e momentos formativos, incluindo o Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Diante do exposto,
pretende-se apresentar como o Pibid dos cursos de ciências da natureza
(Ciências Biológicas, Física e Química) do Estado de Goiás vem discutido a
temática da educação especial com os futuros professores. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa que teve como referencial teórico a psicologia
histórico-cultural e como instrumentos de construção de dados: análise do
Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC), questionário e entrevistas com
coordenadores e licenciandos. Os dados foram analisados a partir da Análise
Textual Discursiva. Observou-se que grande parte dos pibidianos teve contato
com o aluno público-alvo da educação especial durante a realização das
atividades do projeto, mas poucos o envolveram nas atividades desenvolvidas.
Assim, evidencia-se a necessidade de que a educação especial seja
acrescentada nos objetivos do Pibid como forma de garantia da permanência
desse aluno na escola e de seu desenvolvimento.
Palavras-chave: Pibid; Formação Inicial; Educação Especial
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