COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A LÓGICA EMOCIONAL/AFETIVA
Resumo
Nos últimos anos, as competências profissionais do professor de Educação
Especial têm vindo a ser associada a promoção da inclusão educacional.
Entretanto, pesquisas na área demonstram ainda haver conflitos quanto a
formação adequada para estes profissionais e as funções exercidas em
contextos inclusivos. Este trabalho se concentrou-se em conhecer a
perspectiva de professores de Educação Especial sobre suas competências
profissionais frente a inclusão educacional. Objetivou-se conhecer a percepção
destes profissionais sobre competências as quais entendem serem
fundamentais para um melhor desempenho profissional. Como meio de recolha
de dados o estudo utilizou questionário aberto, enviado por e-mail. Adotou-se
uma abordagem qualitativa com uso do método de análise de conteúdo. Com
significativa recorrência são associadas competências profissionais a aspetos
inter/intrapessoais. Assim, a partir de uma perspectiva pós-estruturalista,
problematiza-se as possíveis formações dos discursos docentes e os modos
pelos quais estes profissionais têm constituído sua profissionalidade. Como
resultado, preocupa-se ainda em olhar para os efeitos destes discursos, de
acordo com o lugar de constituição profissional, na produção de sujeitos
público-alvo da EE. Discursos produzidos sob competências afetivo/emocional
podem reproduzir ou reforçar esta percepção sobre as pessoas com
deficiência. Não se trata de deixar de amar o que se faz ou como se faz,
trata-se de associar este sentimento a um bem estar próprio, ou social, para
além do objetivo de ensino, associando a enunciados de benevolência ou
tolerância típicos do modelo integracionista propagado na década de 80. É
diante deste panorama que a construção de uma profissionalidade docente tem
se apresentado como meio fundamental para gerar impactos positivos no
processo educacional de ensino aprendizagem, no sentido de desconstruir
determinados discursos e significar novos modos de pensar a profissão
docente e os próprios alunos público-alvo da EE.
Palavras-chaves: Educação Especial, Inclusão, Competências profissionais
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