O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: O QUE NOS DIZEM OS EGRESSOS?

Autores

  • Daniela Lima Bonfat Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria das Graças Carvalho de Sá Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Chicon Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O processo de inclusão de pessoa com deficiência em contextos escolares, em
que pesem os avanços produzidos no âmbito das legislações educacionais,
ainda se apresenta como um grande desafio no que tange a materialização de
um projeto de educação democrática, justa, plural e igualitária na perspectiva
dos direitos universais de todos os cidadãos. Neste contexto, se faz necessário
a problematização acerca de como vem sendo gestado os processos de
formação inicial de professores, a partir da análise de elementos conceituais
referentes a essa temática, podem contribuir para promoção de processos
educativos com foco na transformação social em busca por uma sociedade
mais justa e igualitária a todos. Nesta direção, o estudo em tela realizou uma
pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória objetivando analisar a percepção
de 10 professores da rede regular de ensino da Grande Vitória. Dentre eles, 5
eram ex-bolsistas do Laboratório de Educação Física Adaptada, Centro de
Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo
(LAEFA/CEFD/UFES) e 5 egressos que não participaram como bolsistas do
LAEFA, tendo o foco acerca do processo de formação inicial vivido e suas
possíveis contribuições para atuação na Educação Básica na perspectiva
inclusiva. As análises dos dados tomaram como base as contribuições de
Bardin (2004), por meio da técnica de análise de conteúdo, pela possibilidade
que esta técnica permite de promovermos a triangulação tendo como eixo
disparador dessas análises, o olhar do pesquisador à luz do referencial teórico
delimitado. Os resultados evidenciam a importância da articulação entre
ensino/pesquisa/extensão nos processos de formação inicial de professores,
como possibilidades para enriquecer a experiência crítico-reflexiva do professor
sobre a temática com vistas a garantir a permanência qualitativa dos alunos
público-alvo da Educação Especial no ambiente escolar, especialmente nas
aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Formação inicial, Educação Física, Currículo, Inclusão

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Publicado

28-02-2021