FORMAÇÃO CONTINUADA PARA INCLUSÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO CEARENSE

Autores

  • Joabe Araújo de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Giovana Maria Belém Falcão Universidade Estadual do Ceará

Resumo

O presente escrito trata-se de uma investigação realizada em Iguatu, cidade
localizada no centro-sul do estado do Ceará. O estudo é resultado de Projeto
de Iniciação Científica, desenvolvido em uma universidade pública estadual,
que teve por objetivo investigar sobre a formação continuada para inclusão no
referido município. A investigação, em tela, busca responder as seguintes
indagações: Como tem acontecido a formação para inclusão no município?
Como a formação tem contribuído para a atuação docente diante dos alunos
com necessidades educacionais especiais? Para tanto, delineou-se como
objetivo deste escrito, compreender como vem ocorrendo a formação
continuada de professores para a inclusão de pessoas com deficiência nas
escolas da rede municipal de Iguatu e se esta vem contribuindo para uma
prática inclusiva por parte dos docentes. Apoiando-se numa perspectiva
qualitativa, ouviu-se por meio de questionários, sete professores, de cinco
escolas de Ensino Fundamental. Em função do período de isolamento social,
que acontece devido a pandemia do COVID 19, o envio dos questionários
ocorreu por via e-mail. Os resultados revelam que as oportunidades de
formação para inclusão, oferecidas aos professores pelo poder público do
município de Iguatu são mínimas, evidenciando fragilidades no que se refere a
formação para uma atuação inclusiva. Essa realidade tem levando os docentes
a buscar, de forma espontânea, cursos sobre a educação inclusiva, e,
conforme os participantes, tais formações, têm auxiliado, de forma significativa,
na elaboração de metodologias a serem vivenciadas junto aos alunos com
deficiências. O estudo aponta para a necessidade de maior investimento em
formação continuada para inclusão, por parte do município investigado, afinal,
pensar em uma escola que contemple a todos os estudantes exige, dentre
outros aspectos, formação específica que subsidie uma prática docente
inclusiva.
Palavras-Chaves: Formação Continuada. Educação Inclusiva. Professor da
Educação Básica.

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Publicado

28-02-2021