FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO PRELIMINAR
Resumo
A escola é um ambiente fundamental importância, pois fornece e têm
circunstâncias sociais específicas, além de estratégias de mediação e recursos
didático pedagógicos educandos e educadores com Deficiência Visual (DV),
sendo estes essenciais para que haja uma inclusão efetiva no contexto escolar
e para que obtenha êxito tanto o educando, quanto o educador com Deficiência
Visual. Desta maneira, este trabalho objetiva relatar os resultados de um
levantamento de materiais bibliográficos relativo à formação inicial de
professores de ciências com Deficiência Visual. A metodologia tem abordagem
qualiquantitativa e com aproximação a revisão sistemática. Usaram-se os
descritores booleanos AND e NOT, para realizar as buscas na plataforma de
dados do portal da Capes, bem como no Google Scholar. Justifica-se a
inclusão deste último em função de verificar que as publicações não estavam
disponíveis no portal da Capes por ser de acesso restrito. Obteve-se 17
materiais bibliográficos que evidenciaram uma lacuna de pesquisas sobre a
formação inicial de pessoas com DV. O maioria das pesquisas é relacionada a
inclusão dos educandos ensino de ciências. Considerando os dados foi
possível constatar que o direito de inclusão e igualdade é um processo recente
e ainda apresenta vária barreiras. Além disso, as políticas educacionais
implantadas deixam a desejar no que se refere a formação de professores e
inclusão dos educadores com deficiência. Por fim, cabe ressaltar que a
inclusão é o direito de todos os estudantes e professores terem acesso e
frequentarem a escola como espaço de aprendizagem e desenvolvimento ou
de trabalhar em qualquer local sem sofrer discriminação.
Palavras-chave: Inclusão; licenciatura; docentes; ensino de ciências.
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