CONSIDERAÇÕES SOBRE A PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA INCLUSIVO NOS ÚLTIMOS 15 ANOS

Autores

  • Layla Júlia Gomes Mattos Instituto Federal de Minas Gerais
  • Nelson Miranda Neto Instituto Federal de Minas Gerais

Resumo

Nosso objetivo foi desenvolver um levantamento bibliográfico de pesquisas
realizadas no Brasil nos últimos 15 anos (2005 – 2020) cuja tema foi o Ensino
de Física Inclusivo, mais precisamente a produção de materiais didáticos
manipuláveis. Realizamos um estudo exploratório de cunho qualitativo,
buscando trabalhos acadêmicos sobre o ensino de Física para alunos com
deficiência, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portal de
Periódicos CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
(BDTD). A seleção dos trabalhos se deu pela leitura dos títulos, resumos,
sumários (quando existentes) e de uma leitura dinâmica em busca de imagens
que representassem algum material dentro da nossa expectativa de pesquisa.
Identificamos que os trabalhos, de modo geral, estão concentrados na
demanda de inclusão de alunos com deficiência visual e surdez, contabilizando
cerca de 80% deles. Quando olhamos para produção do material didático,
notamos que os trabalhos encontrados se concentram em atender as
necessidades de alunos cegos/baixa-visão, totalizando cerca de 95% das
pesquisas encontradas. Tal dado pode indicar que outros perfis de alunos com
necessidades educacionais especiais ainda não têm sido contemplados por
pesquisas na área de ensino de Física, deixando uma lacuna a ser investigada.
Por isso, o investimento em pesquisas que abranjam uma maior diversidade de
necessidades educacionais especiais pode contribuir para que essa inclusão
se efetive na escola regular, ajudando a promover uma escola que se
desenvolve baseada na diferença, e não apesar dela.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores de Física; Recurso Didático;
Educação Inclusiva; Material didático manipulável; Licenciatura em Física.

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Publicado

28-02-2021