ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA CIDADE DE APUCARANA- PARANÁ

Autores

  • Karina Moniz Tavares Universidade Estadual do Paraná
  • Eromi Izabel Hummel Universidade Estadual do Paraná

Resumo

Este trabalho relata os resultados de uma formação docente no qual
buscou-se, concomitante, analisar a prática dos docentes do Atendimento
Educacional Especializado (AEE), durante a participação dos mesmos num
curso de extensão, ocorrido em 2019 promovido pela Universidade Estadual do
Paraná – Campi Apucarana/PR. O curso teve uma carga horária de 40h no
formato semipresencial. A metodologia utilizada consistiu na abordagem
qualitativa e quantitativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas sobre a
temática e coleta de dados a fim de analisar a prática dos docentes no AEE. O
interesse neste estudo justifica-se pela necessidade de amparo científico para
o AEE, podendo elucidar alguns dos impasses nesse tipo de prática
pedagógica, fornecendo subsídios para o planejamento e prática de ensino
especializado, fomentando os debates entre docentes, estudantes,
coordenadores pedagógicos, comunidade escolar, universidade e tutores.
Procurou-se, durante esta ação extensionista, elencar os impasses ocorridos
durante a prática de ensino especializado no ambiente laboral e a relação da
prática docente frente aos desafios do público-alvo da educação especial.
Durante o curso, denotamos a cooperação dos docentes frente ao atendimento
especializado ao estudante. Destarte, este estudo procurou pontuar a
relevância da formação especializada e continuada do docente como
instrumento condutor da prática pedagógica inclusiva, a fim de estabelecer
diretrizes significativas e singulares, potencializando e incluindo estudantes
com necessidades educacionais especiais no contexto escolar.
Palavra-chave: Atendimento Educacional Especializado. Educação. Prática
Pedagógica.

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Publicado

28-02-2021