A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA
Resumo
Nessa pesquisa tivemos como objetivo de analisar a formação em serviço de
professores para sabermos se os conhecimentos previstos estão contemplando
a demanda da inclusão para as crianças matriculadas na educação infantil. A
pesquisa está assentada nos pressupostos teóricos e metodológicos do
materialismo histórico-dialético, utilizaremos as teorias histórico-cultural e
histórico-crítica para desenvolver as nossas análises. A nossa pesquisa foi
realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado em
um bairro de classe média baixa do município de Vitória – ES. Para realização
da nossa pesquisa utilizamos como recursos metodológicos: entrevistas
semiestruturadas aplicadas aos participantes, diário de campo e as
observações sistematizadas durante os momentos de planejamento dos
professores. Para alcançar nosso objetivo observamos as formações
organizadas pela instituição de educação infantil e pela Secretaria de
Educação. Percebemos que há formações para a educação especial aos
professores de educação especial e aos pedagogos, mas ainda é necessária
uma formação que contemple a participação de todos os sujeitos que são
responsáveis por promover a inclusão dessas crianças, sobretudo ao professor
regente. Destacamos a forte influência do modelo médico-psicológico presente
nas formações de professores oferecidas pelo município pesquisado. É urgente
a superação da perspectiva biologizante que reduz a criança a sua deficiência
ou transtorno. A dificuldade de estranhar esse tipo de formação em busca de
outras perspectivas é também um indicativo de distanciamento do
conhecimento e da intencionalidade da educação especial.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; Inclusão; Educação infantil.
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