SÍNDROME DE IRLEN: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCADORES

Autores

  • Lucinéia Soares da Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Adriano Ramos de Souza Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

A Síndrome de Irlen (SI) é um transtorno visuoperceptual ocasionado pela
incapacidade de adaptação à luz e que provoca déficit no córtex visual,
causando desconforto durante a leitura a partir de distorções do texto. Nessa
pesquisa objetiva-se entender se o conhecimento dos profissionais da
educação a respeito da síndrome de Irlen pode auxiliar alunos que possuem
dificuldades de leitura, bem como compreender quais desafios o diagnóstico
tardio pode trazer para o indivíduo em idade escolar. Busca-se contribuir para a
orientação de profissionais da educação quanto a identificação da Síndrome de
Irlen. Discute-se a Educação Inclusiva e Especial e o atendimento a esses
alunos; compreender a perspectiva sócio educacional do sujeito com Irlen. Na
metodologia utilizou-se da análise qualitativa com características exploratórias,
trazendo como método um estudo de caso. Os resultados obtidos apontam a
necessidade de mais informações acerca da Síndrome de Irlen; um diagnóstico
tardio pode elencar uma diversidade de desafios à vida social e educacional do
indivíduo e o educador precisa estar atento ao comportamento do aluno em
sala de aula. Concluímos que esta pesquisa nos proporciona orientações
quanto ao diagnóstico e intervenção precoce daqueles que possuem Síndrome
de Irlen, bem como nos provoca a discutir a política de inclusão escolar.
Palavras-chave: Síndrome de Irlen. Educação Inclusiva. Educadores.

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Publicado

28-02-2021