FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: APONTAMENTOS A PARTIR DA LITERATURA
Resumo
No presente texto objetiva-se discutir, com base na literatura, a formação de
professores para a Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva
no Brasil. De abordagem qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como revisão de
literatura, priorizando a produção científica que tem como referência as
condições históricas e materiais de formação de professores, no bojo das
políticas de Educação Especial contemporâneas. As análises dos dados
indicam que a centralidade na formação de professores para a Educação
Especial encontra-se no professor do Atendimento Educacional Especializado
(AEE), com ênfase nas técnicas, nos instrumentos e nos recursos utilizados
para atuação junto aos alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Em
face dos resultados, reitera-se as reflexões da literatura da área e, portanto,
defende-se uma formação dos professores que atuam na Educação Especial
com criticidade, com substrato teórico e prático, de modo a construir
possibilidades de um trabalho pedagógico intencional frente aos alunos PAEE,
a fim de oferecer oportunidades para que estes se desenvolvam, considerando
as suas potencialidades. Para tanto, entendemos que as formações em geral
devem ser aprimoradas e romper com a dicotomia existente entre o trabalho do
professor regente (da sala comum) e do professor especializado (que tem sido
identificado como professor do AEE). Visando a construção de uma escola que
se propunha inclusiva é preciso que os professores tenham acesso à formação
e disponibilização de recursos adequados, para assim garantir a participação
de a aprendizagem de todos os alunos, independentemente de suas condições
individuais específicas. Este é um compromisso do poder público, das escolas
e de toda a sociedade.
Palavras-chave: Formação de professores, educação especial, educação
inclusiva.
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