UM ENCONTRO (IMAGINÁRIO), PEDAGÓGICO SOBRE A MEMÓRIA ENTRE ELPÍDIO PIMENTEL E VYGOTSKY
Resumo
Ao apresentar as aproximações entre dois educadores: Elpídio Pimentel e
Vygotsky que abordaram a importância da faculdade mental da memória,
tem-se o objetivo de defender o conhecimento histórico das práticas
discursivas como uma ferramenta de conhecimento dos saberes docentes.
Este trabalho surgiu ao verificar que as pesquisas contemporâneas, na área da
educação especial não fazem menção à memória da formação docente. Nesse
sentido, o trabalho aborda a memória, fazendo memória da história da
educação especial e defende seu uso nas produções acadêmicas nesta área.
Para fazer a confluência entre os dois teóricos será feita referência a
Boaventura de Sousa Santos (2008). Como metodologia é utilizada a pesquisa
bibliográfica, com base na informação de dados quanti e qualitativos e como
análise escolhe-se a memória destacada como uma das faculdades mentais
por Pimentel para fazer relação com o desenvolvimento cultural desta função
mental estudada por Vygotsky. O trabalho apresenta uma breve biografia dos
escritores. Constatou-se escassas produções sobre a história da educação
especial. Além disso, os fragmentos sobre a memória discorrida pelos
educadores revelam indícios da visão essencialista, por parte de um e
materialista, por parte de outro educador. Espera-se que as futuras pesquisas,
voltadas para a linha de pesquisa da formação de professores em educação
especial, cujo lócus seja o Estado do Espírito Santo, estabeleçam relação com
a história da formação de professores neste Estado. O conhecimento das
práticas discursivas de exclusão, segregação situadas em diferentes realidades
históricas, reverbera na fundamentação dos discursos inclusivos.
Palavras-chave: História da formação docente no Espírito Santo, Elpídio
Pimentel, memória, Vygotsky, processo funcional
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