NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES PARA CURSO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Autores

  • Marcia Raika e Silva Lima CESC/UEMA

Resumo

Este texto trata-se de um relato de experiência que originou-se da vivência da
autora no desenvolvimento do projeto do Programa Institucional de Bolsa de
Extensão-PIBEX2 desenvolvido pela Universidade Estadual do
Maranhão-UEMA, Campus Caxias, no ano de 2019. Ressalta-se que os alunos
da educação especial incluídos na escola regular necessitam de
acessibilidades aos conteúdos formais. Teve como objetivo, identificar as
necessidades formativas dos professores que medeiam interesses para
participação em curso de formação em educação especial e inclusiva. Os
participantes da pesquisa foram professores da educação básica,
especificamente dos anos iniciais do ensino fundamental, que tinham alunos
com deficiências, transtorno do espectro autista e altas
habilidades/superdotação na sala de aula. Trata-se de pesquisa qualitativa, do
tipo descritiva reflexiva. O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista
narrativa que propiciou a coleta e o registro dos dados. Teve como questão
problema: Diante do cenário de formação de professores para a educação
inclusiva, quais necessidades formativas descreveria como essenciais para o
ensino e aprendizagem de alunos da educação especial incluídos na escola
regular? Desvela-se com os resultados do estudo que as necessidades
formativas dos professores relacionavam-se a teorias e práticas educativas
para o ensino e aprendizagem por meio da Libras, do Braille, para alunos
autistas e com deficiência intelectual, diante da precariedade de formação
docente no município para o exercício docente com alunos da educação
especial incluídos na escola regular, diante do contexto da educação inclusiva.
Conclui-se que mediados pelo curso de formação os professores alicerçarão o
processo de ensino e aprendizagem desse grupo especial de educandos,
incluídos na escola regular do município de Caxias-MA, mediado por práticas
pedagógicas inclusivas necessárias à escolarização desses alunos.
Palavras-chave: Educação especial. Educação inclusiva. Formação de
professores. Necessidades formativas.

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Publicado

28-02-2021