ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E FENOMENOLOGIA: UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Autores

  • Maria Amélia Barcellos Fraga Universidade Federal do Espírito Santo
  • Vitor Gomes Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Trata-se de produção audiovisual derivada da pesquisa do Mestrado
Profissional em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo,
intitulada “O método fenomenológico de pesquisa e o professor do atendimento
educacional especializado em altas habilidades/superdotação: desvelando
vivências a partir de uma formação continuada”. As reflexões e resultados da
pesquisa evidenciaram que concepções humanistas, como a Fenomenologia,
apresentaram contribuições metodológicas significativas para aguçar a
percepção dos sujeitos pesquisados e desvelar as potencialidades/habilidades
dos educandos encaminhados para o Atendimento Educacional Especializado,
nas Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), favorecendo sua compreensão,
enriquecimento e bem-estar. Possibilitou a ampliação do olhar dos sujeitos
envolvidos para além de lógicas psicométricas, que, de certo modo, serviram
para produção de estereótipos sobre a pessoa com AH/SD. Nas conclusões, a
pesquisa indicou a necessidade de compreensão dos educandos em seus
aspectos multidimensionais, envolvendo tanto o biológico, o psicológico, o
emocional e o sócio-histórico, quanto em seus aspectos essenciais/
existenciais, numa demonstração de que é necessário entendê-los
qualitativamente como indivíduos, em suas particularidades, numa atitude
aberta à inclusão. A intenção pedagógica com o desenvolvimento do produto
foi a produção de videoaulas acerca do método fenomenológico e as AH/SD,
objetivando disseminar e fomentar a abordagem fenomenológica nas práticas
educacionais relacionadas às AH/SD, por meio de processos formativos para
estudantes da graduação, professores e interessados na temática. Para a
produção das videoaulas, partiu-se da Fenomenologia Eidética (HOLANDA,
2003), cujo intuito foi a elucidação do vivido no espaço/tempo/histórico do
Mestrado Profissional. Referenciou-se no artigo de Fraga e Gomes (2019)
intitulado “Altas habilidades/superdotação na perspectiva da inclusão escolar:
experiências fenomenológicas a partir da implementação de diretrizes
municipais”. Como resultado foram produzidas videoaulas de curta duração,
desvelando as contribuições da Fenomenologia para a área de AH/SD, compartilhadas na plataforma YouTube no canal do Grupo de Pesquisa em
Fenomenologia da Educação, Série: Fenomenologia e Educação Especial -
Altas habilidades/Superdotação.
Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação; Educação Especial; Fenomenologia; Mestrado Profissional; Produto Educacional. 

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Publicado

28-02-2021