TRABALHO COLABORATIVO E MOVIMENTOS FORMATIVOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA EM CARIACICA/ES

Autores

  • Patrícia Andrade Reis Mendonça Secretaria de Educação de Cariacica
  • Flaviane Lopes Salles Secretaria de Educação de Cariacica
  • Jolimar Cosmo Secretaria de Educação de Cariacica
  • Ione Aparecida Duarte Santos Dias Secretaria de Educação de Cariacica

Resumo

Pensar em uma educação inclusiva e de qualidade nos remete a
discutir sobre os processos de formação continuada e sua relação com o
processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo situar
a atuação colaborativa do professor de Educação Especial do município de
Cariacica/ES durante o período de pandemia da covid-19 e reafirmar o
processo de formação continuada como elemento potencializador das práticas
colaborativas e inclusivas no contexto escolar. Para isso, a metodologia
adotada baseia-se numa abordagem de pesquisa qualitativa com aproximação
à pesquisa-ação. Entendemos que a observação e análise da dinâmica das
relações, sentimentos, valores e comportamentos, intenções e aspirações, pela
via do diálogo crítico-reflexivo, nos possibilita conceber múltiplos sentidos e
significados dos processo pedagógicos, permitindo analisar e compreender os
contextos educacionais e agir sobre a realidade. Buscamos analisar a proposta
de formação continuada da rede municipal de Cariacica e seus
entrelaçamentos com a reflexão crítica das práticas pedagógicas colaborativas
desenvolvidas pelos professores e a construção de conhecimentos necessários
para efetivação de uma educação de qualidade direcionada aos estudantes
público-alvo da Educação Especial, concebendo assim, uma ação conjunta de
trabalho. Um aspecto relevante é que a formação continuada não consiste
apenas na aquisição e acúmulo de inúmeros certificados de formação, métodos
e técnicas, mas na ação reflexiva das práticas pedagógicas, aperfeiçoamento e
(re) construção constante. O processo formativo que relaciona os saberes
teóricos e práticos contribue para a superação do sentimento de despreparo e
insegurança ao lidar com a complexa realidade educacional. Este estudo
aponta a formação docente como um processo ininterrupto e necessário para
consolidação do trabalho colaborativo, com vistas à inclusão.
Palavras-chave: Formação continuada. Professores. Trabalho Colaborativo.

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Publicado

28-02-2021