FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA NO PERÍODO 2007-2019

Autores

  • Jéferson Evangelista dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Resumo: o presente trabalho tem como assunto a formação de professores na
perspectiva da educação inclusiva, considerando seus aspectos epistemológicos e
didáticos presentes no processo formativo dos saberes docentes para o trabalho
com a educação inclusiva. Objetiva traçar um panorama das pesquisas sobre
formação de professores para a educação inclusiva no período 2007 a 2019,
submetidas em dos principais eventos da área educacional. Para tanto, foram
selecionados trabalhos que aprofundassem sobre a formação docente, bem como
nos conhecimentos didático-pedagógicos exemplificados como essenciais para a
atuação em contextos escolares de educação inclusiva. A metodologia do trabalho
é de caráter qualitativo, ou seja, visa compreender os aspectos de um fenômeno
social com base nas suas características subjetivas e dos sujeitos envolvidos. É
uma pesquisa exploratória e bibliográfica tendo como fonte os trabalhos publicados
em anais das “Reuniões Nacionais da ANPED”, especificamente no Grupo de
Trabalho 15 – Educação Especial. A metodologia de análise de dados foi a Análise
Textual Discursiva. O trabalho com a inclusão demanda dos agentes envolvidos
determinadas competências, habilidades, saberes e conhecimentos para a
preparação de espaços didático-pedagógicos que sejam propícios ao
desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de alunos e alunas com as mais
diversas necessidades educativas e especificidades. Os rumos da prática docente
na educação inclusiva devem considerar as especificidades, as características
sociais, culturais e étnicas de cada aluno e aluna. Para isso ser concretizado é
preciso que a formação de professores envolva adaptações curriculares,
planejamentos detalhados, metodologias ativas e diversificadas e um ensino com
vista à colaboração com outros profissionais.
Palavras-chave: formação de professores; educação inclusiva; políticas de
inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-2021