A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE ALUNOS SURDOS EM CLASSE REGULAR NO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ivete Loula Vasconcelos

Resumo

A avaliação da aprendizagem é um relevante tema no ensino dos alunos surdos, visto que esta
favorece o desenvolvimento deste estudante e pode promover a inclusão e melhorar o ensino
do discente surdo; portanto, o contexto da avaliação nessa especificidade, detém aspectos
pertinentes de importantes elementos relacionados a educação especial do discente surdo que
se constitui como recursos significativos para sua participação e exercício da cidadania.
Todavia a complexidade que permeia o ato da avaliação demanda um processo contínuo e
sistemático com vistas à melhor organização do trabalho pedagógico voltado para a
singularidade do aluno surdo. O caminho metodológico deste estudo, baseou-se na pesquisa
bibliográfica, a fim de compreender o contexto da avaliação para alunos especiais surdos em
classe regular. Foram analisadas questões referentes à educação especial, inclusão e
avaliação dos alunos surdos, por meio das concepções de avaliação: instrumentos e
procedimentos de avaliação para estudantes surdos; a influência dos conhecimentos prévios
na práxis avaliativa, a necessidade de uma sistemática de avaliação contínua e apoio de
instrumentos para avaliação para o aluno surdo; com adoção de criterios e métodos avaliativos
no ensino regular para o aluno surdo. Como resultado, foi constatado que a avaliação do aluno
surdo diferencia-se da turma em que está inserido, sendo fundamental utilizar uma avaliação
especial para os alunos surdos no processo educativo, e imprescindível para isto romper a
barreira da comunicação que deve ocorrer na língua materna do surdo: a Libras – Língua
Brasileira de Sinais, que possibilita os surdos se comunicarem. Assim infere-se que apreciar a
avaliação do estudante surdo é importante na busca da inclusão para uma educação mais justa
e igualitária.
Palavras Chaves: Avaliação; Educação Especial; Inclusão; Alunos Surdos.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico