A PSICOLOGIA NA INCLUSÃO DA CRIANÇA NA FAMÍLIA FRENTE AO DIAGNÓSTICO DA DEFICIÊNCIA
Resumo
O presente artigo problematiza os desdobramentos da reação dos pais na
recepção e aceitação do diagnóstico do filho com deficiência. A chegada de um
novo indivíduo para a família produz muitas mudanças neste meio, depositam-se
nela expectativas que permeiam o imaginário familiar, perspectivas que foram
sendo moldados durante nove meses de espera, planejamentos e afetos. Quando
se recebe a notícia do diagnóstico de uma criança com necessidades especiais,
torna-se um evento mais delicado, pois o modo como o profissional verbaliza o
quadro clínico do sujeito, pode gerar inseguranças, dúvidas e sentimentos
confusos, até mesmo o luto pelo filho idealizado. Nesse sentido, esta pesquisa
tem por objetivo verificar a importância do trabalho do psicólogo na aceitação e
manejo dessa nova e indesejada situação de vida, que há ambivalências no que
tange o afeto e o desafeto, aceitação e rejeição, medo e até culpa aos pais, a fim
de promover a inclusão dessa criança com deficiência no seio familiar. Para isso,
foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória, base qualitativa, ou seja, uma
pesquisa com base em material já publicado a fim de que se possa conhecer o
problema visando torná-lo explícito ou então construir hipóteses, tendo o processo
como foco principal. Será utilizado o método indutivo, de modo que após a análise
de diversos casos particulares se possam concluir uma verdade geral. Dessa
forma, com a atuação do profissional em Psicologia pode-se possibilitar a
minimização dos impactos negativos e a promoção de saúde aos indivíduos
dentro do sistema familiar, resultando no bem-estar.
Palavras-chave: Pais, Família, Crianças com Deficiência, Inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.