A PSICOLOGIA NA INCLUSÃO DA CRIANÇA NA FAMÍLIA FRENTE AO DIAGNÓSTICO DA DEFICIÊNCIA

Autores

  • Fernnanda Castellari Bagatol Centro Universitário São Camilo
  • Rosimélia Freitas Castellari Bagatol Centro Universitário São Camilo
  • Adriana Mastela Gomes Grasseli Centro Universitário São Camilo

Resumo

O presente artigo problematiza os desdobramentos da reação dos pais na
recepção e aceitação do diagnóstico do filho com deficiência. A chegada de um
novo indivíduo para a família produz muitas mudanças neste meio, depositam-se
nela expectativas que permeiam o imaginário familiar, perspectivas que foram
sendo moldados durante nove meses de espera, planejamentos e afetos. Quando
se recebe a notícia do diagnóstico de uma criança com necessidades especiais,
torna-se um evento mais delicado, pois o modo como o profissional verbaliza o
quadro clínico do sujeito, pode gerar inseguranças, dúvidas e sentimentos
confusos, até mesmo o luto pelo filho idealizado. Nesse sentido, esta pesquisa
tem por objetivo verificar a importância do trabalho do psicólogo na aceitação e
manejo dessa nova e indesejada situação de vida, que há ambivalências no que
tange o afeto e o desafeto, aceitação e rejeição, medo e até culpa aos pais, a fim
de promover a inclusão dessa criança com deficiência no seio familiar. Para isso,
foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória, base qualitativa, ou seja, uma
pesquisa com base em material já publicado a fim de que se possa conhecer o
problema visando torná-lo explícito ou então construir hipóteses, tendo o processo
como foco principal. Será utilizado o método indutivo, de modo que após a análise
de diversos casos particulares se possam concluir uma verdade geral. Dessa
forma, com a atuação do profissional em Psicologia pode-se possibilitar a
minimização dos impactos negativos e a promoção de saúde aos indivíduos
dentro do sistema familiar, resultando no bem-estar.
Palavras-chave: Pais, Família, Crianças com Deficiência, Inclusão.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico