A CONTRIBUIÇÃO DAS PESQUISAS SOBRE OS PROCESSOS MEDICALIZANTES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Débora Nascimento de Oliveira
  • Elizabete Bassani Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jair Ronchi Filho Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este trabalho é resultado do capítulo da revisão de literatura de uma dissertação de
mestrado em educação, que problematiza os discursos medicalizantes na educação
infantil, trazendo questionamentos especialmente em torno da educação especial.
Por medicalização entendemos o processo pelo qual questões históricas, políticas e
sociais são transformadas em questões de ordem médica. A pesquisa traz como
aporte teórico a noção de discurso trazido por Michel Foucault, como prática
construtora de subjetividades. Esta etapa do estudo constitui-se em uma pesquisa
bibliográfica que utilizou como ferramenta de busca o banco de teses e dissertações
da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para
a realização de tais problematizações elaboramos uma escrita que apresenta dados
a respeito dos percursos das dissertações e teses sobre a medicalização em
diferentes programas de pós-graduação, ressaltando as contribuições dos
programas de pós-graduação em educação. Acreditamos que a fase de revisão
bibliográfica em uma pesquisa contribui para a obtenção de um panorama atual
sobre o estado da produção científica, suas lacunas e novos modos de
desenvolvimento de conhecimentos sobre a temática. Objetivamos com tal
levantamento demonstrar como os estudos sobre a medicalização da educação vêm
trazendo novos olhares acerca das questões da educação especial na perspectiva
inclusiva, através de problematizações sobre a produção do fracasso escolar, os
processos avaliativos, as formas escolares, a construção dos laudos, dentre outras
temáticas. Os resultados obtidos nesse recorte da dissertação demonstram que as
pesquisas sobre os processos medicalizantes na educação são realizadas
majoritariamente por profissionais da área da psicologia, apontando para a
relevância de que mais escritos sobre a temática sejam apresentados por
pesquisadores do campo da educação e confirmando os objetivos traçados sobre a
forma como tais pesquisas acrescentam mais criticidade aos estudos sobre a
educação especial na perspectiva inclusiva.
Palavras-chave: Medicalização, educação especial, inclusão

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico