INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: TRANSFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS A PARTIR DE UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Autores

  • Kely Guimarães Rosa Universidade de Taubaté
  • Suelene Regina Donola Mendonça Universidade de Taubaté
  • Alessandra Aparecida dos Santos Silva Colégio Educacional Iguatemy
  • Luciana de Oliveira Rocha Magalhães Universidade de Taubaté
  • Odila Amélia Veiga França Universidade de Taubaté

Resumo

Pretende-se, neste artigo, abordar aspectos teóricos que norteiam o processo
de inclusão no Ensino Superior. O objetivo deste artigo é apresentar a
contribuição da psicopedagogia como ferramenta de apoio para os alunos que
ingressam nessas instituições, no que diz respeito às suas necessidades
educacionais especiais. Dessa forma, este estudo se justifica por permitir a
quebra de parâmetros enraizados no contexto do Ensino Superior, no que se
refere a atuação do psicopedagogo junto aos alunos que buscam uma
formação acadêmica e que apresentam uma necessidade educativa especial.
Assim sendo, este estudo ancora-se nas determinações da Lei de Diretrizes e
Bases da Educação, na Lei Brasileira de Inclusão 13.146/15 e nas reflexões
realizadas por Faria (2010), Bossa (2011) e Hoirisch, Barros e Souza (1993),
dentre outros autores. Nesse intuito, percebe-se que a Psicopedagogia,
enquanto área de conhecimento e de prática na educação, é de grande valia
na inclusão de alunos com necessidades educacionais no Ensino Superior,
uma vez que oferece subsídios que permitem ao educador desenvolver um
trabalho preventivo e atuar de forma a diminuir os problemas de aprendizagem.
Palavras-chave: Inclusão; Ensino Superior; Psicopedagogia.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico