APRENDIZAGENS E LETRAMENTO: ESTUDO DE CASO COM UMA CRIANÇA COM SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir estratégias e
recursos utilizados em situações de aprendizagem que envolvem o letramento
de uma criança com surdocegueira congênita, matriculada em uma escola
especial para pessoas com surdez no estado do Rio Grande do Sul, a partir do
uso de recursos acessíveis e atividades adequadas as necessidades visuais
apresentadas. Como problema de pesquisa tinha-se o fato de a menina estar
matriculada no 3ª ano do ensino fundamental e não apresentar evolução
quanto a leitura e a escrita, assim foi necessário pensar em recursos e
estratégias que pudessem colaborar e facilitar esse desenvolvimento. Foi
utilizado como referencial teórico os estudos de Falkoski, Maia, Pires e
Watanabe. A metodologia da pesquisa constituiu-se por 10 encontros
realizados com a aluna na escola, o uso de recursos e atividades acessíveis.
Foram utilizados como instrumentos de coleta: construção de MAP’s, traduzido
do material Fazendo Planos de Ação, uma visita realizada na casa da criança,
entrevistas com a professora, observações feitas pela pesquisadora e
intervenções diretas com a aluna usando os materiais que foram
confeccionados. Como resultado tivemos a evidência de que a criança se
encontrava letrada e em desenvolvimento da alfabetização, mas necessitava
de recursos e estratégias especificas que pudessem colaborar e facilitar seu
aprendizado. A pesquisa também constatou a importância do uso da
comunicação alternativa para apoiar a aprendizagem, com o uso de objetos de
referência e fotografias, o sistema de calendários e outros que possibilitaram a
organização da rotina diária e a antecipação das atividades realizadas com e
pela criança.
Palavras-chave: Educação Especial Inclusiva; letramento; surdocegueira
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