IDENTIFICAÇÃO, AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLA DO CAMPO
Resumo
As interfaces Educação Especial e Educação do Campo têm oportunizado uma
série de questionamentos e análises sobre a inclusão de estudantes
camponeses com deficiência, transtornos do espectro autista e altas
habilidades ou superdotação, sobretudo quanto às particularidades das
necessidades educacionais especiais e das diferenças socioculturais. Nesse
sentido, o presente trabalho visa descrever o processo de inclusão de alunos
Público-Alvo da Educação Especial em uma escola do campo da região da
Grande Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul. Particularmente, buscar
analisar a operacionalização da identificação, da avaliação e o
encaminhamento dos alunos tidos como PAEE para os atendimentos da
Educação Especial. A pesquisa sustentou-se na abordagem qualitativa, com
uso de estudo documental e de entrevistas semiestruturadas com 13
profissionais da escola do campo (um diretor escolar, seis professores regentes
e seis professores especialistas em Educação Especial). Os dados foram
coletados no ano de 2019. Os resultados foram agrupados em dois eixos
temáticos: a) Contextualização da escola do campo e do processo de inclusão
dos alunos PAEE; b) Operacionalização do processo de identificação,
avaliação e encaminhamentos para a Educação Especial. Os achados
sinalizaram as movimentações na escola do campo para a promoção da
inclusão de alunos tidos como PAEE, com a provisão de professores de apoio
e de Sala de Recursos Multifuncionais. Os dados também informaram a
dinâmica de atuação dos profissionais e das famílias para a identificação,
avaliação e encaminhamentos dos alunos camponeses PAEE para os serviços
de Educação Especial – incluindo a possibilidade de atendimentos em uma
instituição especializada. Espera-se que o estudo contribua com reflexões
sobre a atenção aos aspectos socioculturais no processo de
identificação/avaliação das necessidades educacionais especiais e
necessidades específicas das populações do campo, bem como sobre a
tomada de decisão para os encaminhamentos dos alunos aos serviços
especializados.
Palavras-chave: Educação Especial; Educação do Campo; Avaliação das
Necessidades Educacionais Especiais.
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